sábado, 30 de abril de 2011

Invasão Hacker na PSN Cobertura completa


No dia 26/4, a  Sony anunciou que uma  “invasão externa” à sua rede online conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até números cartão de crédito dos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PlayStation 3.

O caso é tão sério que, segundo um instituto de pesquisas especializado, o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassar os 24 bilhões de dólares.

No dia seguinte ao anúncio, começaram a surgir relatos de gamers que tiveram problemas com seus cartões de crédito, de acordo com os sites como Ars Technica e VGN 365.
Ambos afirmam ter recebido um grande número de mensagens, via e-mail, comentários e mensagens via Twitter, de leitores usuários da PSN que dizem ter tido problemas com compras ou saques não autorizados.


Em post em seu blog oficial, GeoHot condena ataque e afirma que executivos da empresa pagaram o preço por não entender cultura hacker.


Após ser processado pela Sony por postar um código que permite o “desbloqueio” do PlayStation 3, o hacker GeoHot culpou a arrogância dos executivos da empresa pelo recente vazamento de dados dos usuários da rede PlayStation Network (PSN).

Atualmente proibido de hackear os produtos da fabricante japonesa, George Hotz publicou um post em seu blog acusando a empresa de pagar o preço por não entender a cultura hacker.

“Não vamos culpar os engenheiros da Sony por isso. A culpa é dos executivos que declararam guerra contra os hackers, riram da ideia de pessoas penetrando o forte que a Sony já foi, reclamaram incessantemente sobre pirataria e continuaram contratando mais advogados quando precisavam na verdade é de bons especialistas em segurança”, escreveu o hacker, que “fez as pazes” com a Sony por meio de um acordo apenas alguns dias antes da invasão à PSN. “Alienar a comunidade hacker não é uma boa ideia.”

Sony sofre processo nos EUA

A Sony foi processada por conta da invasão de hackers à rede de games on-line PlayStation Network (PSN). De acordo com o site especializado em games IGN, a firma de advocacia Rothken Law Firm entrou com ação dia 27, um dia após a companhia ter se manifestado oficialmente sobre o problema.

A companhia divulgou dia 26 que um invasão na rede PlayStation Network permitiu que hacker tivessem acesso a dados pessoais de usuários como nome, endereço, data de nascimento e números de cartões de crédito.

 A ação alega que a Sony “falhou em proteger e fornecer segurança aos dados privados dos usuários”. “Entramos com essa ação em nome dos jogadores por conta da ameaça de que dados pessoais vazaram e para que a Sony busque remediar o problema com seus consumidores”, disse o advogado da empresa, Ira P. Rothken ao IGN. “Esperamos que a empresa aprenda com seus erros e forneça uma solução de segurança confiável daqui para a frente.

O processo pede uma compensação em dinheiro “para todos os jogadores afetados com o vazamento de dados pessoais e pela impossibilidade de usar a rede para games on-line por tanto tempo”.

Dados de usuários estarão intactos quando PSN voltar, diz Sony

Empresa afirmou que histórico de compras e Troféus não foram afetados.
Expectativa da companhia é que serviço retorne na terça-feira dia 3


Quando a PlayStation Network (PSN) voltar ao ar, o que, de acordo com a Sony deve acontecer na terça-feira (3), o histórico de downloads de games comprados, a lista de amigos, Troféus e outras configurações não serão perdidas. Pelo menos é o que a empresa garante em comunicado em seu blog oficial publicado na noite de quinta-feira (28).
Em mais uma seção de perguntas e respostas aos jogadores da PSN, a Sony afirmou que, embora tenha acontecido um ataque que provocou o desligamento dos servidores, todo o conteúdo que havia antes do problema estará intacto.
Uma das preocupações dos usuários, além, claro, da possibilidade do roubo de dados pessoais como cartões de crédito, por exemplo, está nos Troféus. Eles são conquistas extras adquiridas dentro dos games e que ficam registrados no "cartão de visitas" do gamer na rede. Segundo a empresa, eles estão intactos e serão sincronizados novamente assim que a rede estiver normalizada.
Além disso, o progresso dos jogos salvos na nuvem, permitido para usuários do serviço PlayStation Plus, estará mantido. Sem a PSN, estes jogadores não podem resgatar os "saves" armazenados em servidores.
Finalizando o comunicado, a Sony afirma que estuda um meio de poder compensar todos os jogadores que ficaram por quase duas semanas sem poder jogar games on-line. Entretanto, não afirmou o que será feito.
 
Dados bancários estão codificados

A Sony afirmou, também, que os dados bancários dos usuários na PSN estão encriptados, e insistiu que, por enquanto, não há provas de que tenham sido roubados. Entretanto, a companhia não descarta que dados pessoais de mais de 77 milhões de jogadores possam estar nas mãos de hackers.
A empresa afirmou que outras informações pessoais, como nomes, e-mails e contra-senhas, não estavam codificadas.

Devido a todos esses fatos ocorridos muitos estão mudando de lado, e trocando o playstation 3 pelo xbox 360.


Ai fica a pergunta até quando os hackers irão ficar deitando e rolando em cima da Sony ?

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