quarta-feira, 11 de maio de 2011

{ Especial MK } Mortal Kombat História 1992

Eae pessoal essa semana iremos contar tudo sobre os jogos da série Mortal Kombat, muitos jogam esse grande jogo mais não sabem a sua história, então vamos contar tudo sobre ela a cada dia, chega de papo e vamos ao assunto.


Mortal Kombat foi o primeiro jogo da famosa série de jogos de luta Mortal Kombat, criada pela Midway Games. Mortal Kombat é um jogo de luta lançado nos arcades em 1992, que depois teve suas versões caseiras lançadas pela Acclaim Entertainment.

Baseado no estilo gráfico de Pit-Fighter, o jogo exibia gráficos digitalizados de atores reais, tornando-os muito realistas, ao contrário de outro sucesso da época como Street Fighter 2. As características mais marcantes do jogo com certeza eram os fatalities e a violência.


O Torneio
 

O torneio chamado Mortal Kombat ocorre de geração em geração. O primeiro torneio foi realizado à dez séculos passados do nosso tempo atual, com a vitória do feiticeiro Shang Tsung. O Domínio da Terra antigamente era reconhecida pelos Deuses Anciões (seres elevados ao maior patamar), assim muitas vezes era desafiada para o torneio.

 História

O torneio Shaolin de artes marciais foi por muito tempo uma competição de honra e glória. Guerreiros de todas as partes do mundo eram convidados a participar. Shang Tsung era um desses guerreiros. Quando ele entrou no torneio imediatamente ganhou o título de Grande Campeão. Mas sem o conhecimento do Shaolin que era o anfitrião do torneio, cada vitória de Shang Tsung lhe dava um poder sombrio e destrutivo. Shang Tsung era amaldiçoado por seus deuses e para agrada-los precisava não somente tirar a vida do oponente, mas também a sua alma.

Através desse ritual Shang Tsung pôde manter sua juventude. Até a chegada de Kung Lao, um poderoso e nobre guerreiro Shaolin. Sua força e velocidade provaram ser muito para o confiante Shang Tsung. Kung Lao ganhou a luta e o título de Grande Campeão que Shang Tsung tão desesperadamente possuía. Anos depois, depois da misteriosa morte de um dos três Grand-master, Shang Tsung retornou, misteriosamente envelhecido e enfraquecido por fracassar em agradar seus deuses. Shang Tsung trouxe Goro. Sua velocidade e força eram incríveis. Ele enfrentou Kung Lao, mas, apesar de Kung Lao lutar bravamente Goro provou ser melhor e o derrotou. Para esse torneio antigo sua vitória marcou o fim de uma era...

500 anos se passaram depois da vitória de Goro contra Kung Lao, Goro já acumulou nove vitórias seguidas, faltando apenas uma vitória para Shang Tsung conquistar o reino da terra.

Personagens

 Jogáveis

    Johnny Cage (não aparece na versão para game boy)
    Kano (não aparece na versão para master system)
    Rayden
    Liu Kang
    Scorpion
    Sub-Zero
    Sonya


    Reptile (não aparece na versão para Game Boy)

 Sub-Chefe

    Goro (É jogavel na versão para Game Boy)

Chefe

  Shang Tsung

Motal Kombat foi um jogo pioneiro em muitas coisas. Teve vários rumores, lendas, bugs que foram explorados ao longo do tempo. Durante o tempo que o jogo permaneceu no auge muitas coisas eram descobertas e há quem diga que até hoje pode se descobrir "coisas" em MK 1

 

   Curiosidades

  • Os personagens do jogo são atores reais digitalizados, aqui está o nome desses atores e o personagem que fazem em MK1. Alguns deles repetem nos MK seguintes
  • Richard Divizio: Kano
  • Elizabeth Malecki: Sonya
  • Ho Sung Pak: Liu Kang, Shang Tsung
  • Carlos Pesina: Raiden
  • Daniel Pesina: Sub-Zero, Scorpion, Reptile, Johnny Cage
  • John Vogel, um dos criadores da saga MK, ficou disfarçado de um guarda de Shang Tsung para ser incluído na fase "The Courtyard".
  • Liu Kang é baseado no ator de artes marciais Bruce Lee.
  • Os nomes dos personagens de MK são muito diferentes do que eles iriam ser inicialmente: Trom foi um nome que Dave Michicich pensou para algum personagem de MK, Ed Boon e John Tobias estiveram rindo um bocado com isso. Johnny Cage era Michael Grimm, Sub-Zero era originalmente Tundra, Shang Tsung se chamava Shang Lao e Liu Kang era Yoshitsune Minamoto.
  • No começo Jax deveria ser apresentado no primeiro Mortal Kombat com o nome de Curtis Stryker, mas, por questões de tempo, reservaram ele para o jogo seguinte.
  • Inicialmente o jogo (e o personagem Johnny Cage) seria baseado no ator Jean-Claude Van Damme, mas por motivo da falta de tempo do ator isso não foi possível. Ironicamente, Van Damme foi o ator principal do filme Street Fighter baseado no jogo de mesmo nome e concorrente direto do Mortal Kombat).
  • Em uma das primeiras versões do jogo para arcade, acontecia um erro na máquina em que fazia com que as cores de dois personagens se juntassem; isso geralmente ocorria com o Sub-Zero e Scorpion, criando, então, um ninja vermelho com o nome de Ermac (abreviatura de "error macro"). Os jogadores achavam que tinham descoberto um novo personagem secreto, mas não se passava de um erro do jogo. Os produtores, se aproveitando disso, acabaram colocando o Ermac como personagem jogável no Ultimate Mortal Kombat 3.
  • Raiden, o Deus do Trovão, é baseado na mitologia japonesa, porém nela Raiden é um deus-demônio com dentes afiados, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. A figura de Raiden foi baseado no filme Os Aventureiros Do Bairro Proibido(en:Big Trouble In Little China, 1986), onde aparece o Deus do Trovão. Raiden, em japonês, quer dizer "trovão e raios". Em quase todos os jogos a grafia e a pronúncia de Raiden aparece como "Rayden".
  • O personagem secreto Reptile nada mais é do que um ninja verde que combina golpes de Sub-Zero e Scorpion, sendo que as características de ter uma cabeça de réptil só seriam adquiridas posteriormente, uma vez que, quando ele tira a máscara para realizar o fatality do Scorpion, revela ter a cabeça de caveira e não a de um réptil.
  • Para lutar contra Reptile era preciso passar certos símblos na lua da na fase The Pit esses símbolos eram: Uma bruxa, Peter Pam, um balão, Uma puma, um disco voador, uma pipa, papai noel e um zeppelin.
  • No cartucho de Mortal Kombat para Mega Drive, é possível explorar um bug. Tentando invocar o personagem secreto Reptile em uma endurance match (partida de duplas) sendo que o cenário seja "The Pit", é possível enfrentar Reptile, e depois o segundo personagem da dupla, mas com erros na paleta de cores e no uso dos golpes.
  • Caso você lute com Scorpion ou Sub Zero ou o oponente for um deles,se vocês se juntarem muito o Scorpion ou Sub Zero sai vermelho e parece o personagem Ermac.
  • Era possível arrancar duas cabeças no fatality de Jonhy Cage. Curiosamente contra Sonia isso não funcionava e também era possivel após o fatality executar o golpe "soco no saco" e apareceria outra cabeça no lugar da arrancada.
  • O fatality de liu kang era o único que não escurecia a tela depois de executado.
  • Lutando Raidem contra Raidem era possível um deles ficar azul, era só ser atingido pelo "torpedo" e logo em seguida executar outro "torpedo" com o Raidem que recebeu o golpe. Provavelmente um bug.
  • Era possível prender o oponente no canto do cenário se você o derrubasse e apertasse chute abaixado acontecia um bug e a máquina ficava presa.
  • No cenário warrior shirine possui estátuas de todos personagens exceto a de Sub Zero.
  • Antes de enfrentar goro se você não executasse o fatality na dupla do endurance e ficasse mantendo seu personagem no canto e andando para trás assim que goro aparece se você pular em diagonal você sairá da tela e aparecerá somente sua sombra e goro não poderá te acertar por um tempo.
  • Reza a lenda que a dupla mais difícil do endurance eram Sonia e Sub-zero.
  • Liu Kang era o personagem mais díficil de se derrotar.
  • Naquela época Sub Zero era o ninja preferido da galera mas com passar dos anos a preferência foi mudando para Scorpion.
  • Houve um rumor dizendo que ao realizar o fatality de liu kang você poderia arrancar a cabeça do personagem se acertasse seis magias no oponente mas, na verdade não passava de uma "pegadinha" pois a máquina ao receber a quinta magia o oponente caia.
  • Rumor: Se você ganhasse os dois rounds na fase goro´s lair sem perder life a caveira pendurada cairia mas na verdade isso nunca existiu.
  • Foi dito também que Raidem teria um outro fatality em que ele arremeçaria seu chapéu arrancando a cabeça do oponente mas isso também não passou de um rumor e mais tarde seria aproveitado pelos criadores para ser um dos fatalitys de kung lao.
  • Reptile nunca foi jogável nas versões do primeiro mortal kombat para arcade e plataformas.

Consoles

Depois de fazer muito sucesso nos fliperamas, Mortal Kombat fora lançado para consoles pela Acclaim, sob pesado marketing, incluindo dublar o lançamento "Mortal Monday"(Segunda-Feira Mortal).
Versões para consoles caseiros:
  • Sega CD (1993) - Tinha quase a mesma qualidade dos arcades e continha também um video do comercial do "Mortal Monday", porém essa versão do jogo sofria com os tempos de carregamento.
  • Sega Game Gear (1993) - Quase igual a versão de Master System mas com melhores gráficos e tamanho menor.
  • Amiga (1993) - Não é censurada, tem gráficos quase iguais a do Mega Drive e tempos de carregamento de uns 4 minutos a cada luta. (Observação: Os "lifebars" são diferentes da versão de Mega Drive).
  • Super Nintendo (1993) - Versão censurada e menos violenta, e substituindo sangue por suor e modificando fatalities. Gráficos, sons e jogabilidade eram melhores que a versão para Mega Drive, mas a do console da Sega fora mais vendida por manter o sangue.
  • Game Boy (1993) - Goro é jogável, mas Johnny Cage e Reptile foram cortados.
  • DOS (1993) - A versão para PC era a mais parecida com a dos arcades.
  • Famicom (versão pirata, lançada na Ásia)
  • Sega Game Gear (1994) - Assim como o Mega Drive, é censurado, mas possui código para restaurar o sangue.
  • PlayStation 2 - Junto com o jogo Mortal Kombat: Deception, foi lançado uma edição de colecionador, que vinha com um DVD de bônus. Neste DVD havia um "making-of" e o jogo Mortal Kombat 1.
  • Xbox (2004) - Idem à versão de PlayStation 2 acima.
  • PSP - Incluído em Midway Arcade Treasures: Extended Play.
  • PC (2006) - Foi lançado em fevereiro de 2006 a conversão do jogo Midway Arcade Treasures para os PCs, que contém os três primeiros jogos do Mortal Kombat.
 Você acabou de ver tudo sobre o primeiro jogo da série Mortal Kombat.
Aguarde pois amanhã você verá, a história de Mortal Kombat II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário